A automatização já chegou às portarias. Além das câmeras de segurança e alarmes, já é possível ter os acessos aos condomínios por um sistema de controle chamado portaria virtual, graças aos avanços tecnológicos na segurança eletrônica e nos meios de comunicação.

Com uma conexão de internet em fibra óptica ou via rádio, em alta velocidade, o sistema de portaria virtual possibilita o controle de acesso de visitantes e colaboradores com abertura à distância, em local protegido e com acesso restrito.

Não só em condomínios, tal sistema pode abranger empresas, indústrias, consultórios e também escritórios. O objetivo principal é aumentar a segurança dos frequentadores e moradores destes ambientes, estando atrelado à redução de custos, comparado aos sistemas de controle presencial.

Na portaria virtual, você é atendido por um porteiro normalmente. No entanto, o diferencial é que muitas vezes, não é possível saber se ele está no condomínio ou à distância.

O acesso ocorre da seguinte forma:

  • O visitante ou prestador de serviço aciona o interfone da portaria;
  • A chamada é direcionada para a central de monitoramento;
  • A equipe da central de monitoramento identifica o condomínio ou empresa e acessa as imagens da portaria;
  • O operador atende ao visitante como se estivesse presente fisicamente no local;
  • Identifica o visitante e o seu destino e se comunica através do interfone com o morador, solicitando autorização de acesso;
  • Após a liberação, o visitante é fotografado e seus dados são cadastrados.

Além do controle de acesso, a portaria virtual inclui ainda os sistemas de vídeo vigilância em alta definição, conhecidos por CFTV (Circuito Fechado de Televisão) – um sistema de monitoramento interno composto por câmeras instaladas em locais estratégicos e conectadas a um gravador, possibilitando o acompanhamento local e remoto das imagens.

Desta forma, todas as movimentações nos perímetros e principais áreas de circulação do local são registradas, garantindo a segurança e tranquilidade durante os passeios e visitas dos frequentadores aos locais.

Em casos de imprevistos, como a falta de energia, ninguém precisa se preocupar. Nobreaks e bancos de bateria são incluídos para garantir o pleno funcionamento, por um determinado período, durante estas situações.

Portaria virtual para os moradores e visitantes: como funciona?

Quem já é morador do condomínio, o acesso não depende dos porteiros. Ele pode ser acionado pelos seguintes sistemas de controle: reconhecimento facial, biométrico, senha, cartão de proximidade, QR Code, controle remoto, tag veicular ou leitura de placas, por exemplo.

No caso dos visitantes, há duas opções: o morador pode fazer um rápido cadastro via aplicativo e enviar um QR Code de acesso para o visitante apresentar na portaria ou o frequentador pode acionar diretamente a central de atendimento via interfone do condomínio.

Diferenciais da portaria virtual

A portaria virtual não abrange apenas o controle de acesso de moradores e visitantes. Ela também possibilita um sistema híbrido de portaria. Como isso é feito? Eu te explico!

Nesse sistema, durante o horário de maior fluxo do condomínio os porteiros atendem presencialmente. Já nos períodos de menor movimento, como a madrugada, o atendimento passa a ser remoto. Este é um dos grandes diferenciais da central de atendimento Eccellenza.

Existem condomínios em que o porteiro fica responsável por checar as bombas de recalque, acender iluminação das quadras e até mesmo ligar o exaustor da churrasqueira. Nos sistemas de portaria virtual da Eccellenza é possível automatizar quase todos sistemas do seu condomínio ou empresa. O acendimento de luzes de quadras e áreas comuns podem ser feitos de forma remota, bem como o monitoramento de bombas de recalque e testes de turbina de escada pressurizada.

Mas as novidades não param por aí!

A portaria virtual também realiza a produção de cartilhas de procedimentos para moradores – um material impresso, que serve para orientar sobre os procedimentos internos dos condomínios e das empresas.

No material, são inseridas informações de interesse aos moradores, como o cronograma de limpeza do condomínio, dias e horários da coleta seletiva ou passo a passo para o cadastro de visitantes. Todas as informações podem ser adaptadas e o propósito é que o síndico não tenha que fazer uma explicação in loco de como é o condomínio, basta apresentar a cartilha na portaria para a pessoa ter ciência de todos os funcionamentos.

Solução inteligente para o seu patrimônio

Considerada uma tendência para o mercado da segurança eletrônica, a portaria virtual é uma solução para garantir a proteção das equipes que fazem este sistema acontecer, além dos visitantes e moradores, contra as tentativas de invasão de desconhecidos. O sistema também valoriza o estabelecimento e proporciona tranquilidade e sossego para que todos fiquem em segurança, a qualquer hora e em qualquer momento.

Se você gostou do conteúdo, siga acompanhando os artigos do blog. Em caso de dúvidas, clique aqui para entrar em contato. Fico à disposição para detalhar todos os serviços que a Eccelleza realiza.

Carlos Alberto Silva Sobrinho
Consultor de Segurança
Diretor administrativo e operacional 

Deixe um comentário