controle de acesso

Entende-se por controle de acesso os sistemas que permitem a entrada de pessoas autorizadas em determinados ambientes, como prédios, salas ou propriedades. Isto é, para deixar os locais mais seguros e possibilitar agilidade e eficiência nos procedimentos internos de cada lugar, o sistema identifica a entrada e saída de todos os clientes, colaboradores e também moradores.

É provável que você já tenha se deparado com diversos modelos ao acessar os ambientes, dos tradicionais até os mais modernos. Antigamente, as opções eram o acesso por meio de crachás, senhas, guardas na portaria ou chaves. Com o surgimento de ferramentas inovadoras e graças ao avanço tecnológico, já é possível implantar os sistemas de portaria virtual, biometria e reconhecimento facial.

Um sistema de controle de acesso moderno e ideal contempla softwares, equipamentos e acessórios de identificação, para que as informações captadas no local sejam processadas instantaneamente e possam ser controladas em tempo real no sistema pelos profissionais responsáveis.

Quando você instala um controle de acesso, você protege as instalações, áreas internas, equipamentos, bens e pessoas daqueles que não são autorizados a entrar nos locais e, como a segurança é o principal assunto do blog da Eccellenza, neste artigo você vai conhecer os sete principais tipos de controle de acesso e descobrir a melhor opção para você aderir ao seu negócio. Veja a seguir!

  1. Catracas

A principal característica das catracas é que elas criam barreiras físicas no local e permitem a passagem apenas de uma única pessoa por vez. São recomendadas para espaços que não exigem segurança intensa e situações que demandam a diminuição de velocidade de acesso das pessoas ao ambiente. Geralmente são inseridas em locais movimentados, como nos terminais de ônibus e metrô.

  1. Senhas

Considerado pioneiro no sistema de controle de acesso, as senhas contemplam a digitação de um código em um equipamento específico, que podem ser instalados em diversos ambientes para permitir a abertura ou fechamento das portas. Desta maneira, com a adoção das senhas, cada usuário passa a possuir o seu próprio código, dispensando o uso de chaves.

  1. Cartão de proximidade

O cartão de proximidade é conhecido como um dispositivo magnético que armazena as informações pessoais do usuário e garante a entrada ao local desejado por meio da aproximação do cartão com o leitor. É comum ser utilizado em relógios de ponto em empresas e indústrias.

  1. Identificação por rádio frequência (RFID)

A identificação por rádio frequência é usada para controle de acesso de veículos. O portão ou a cancela abre automaticamente quando identifica o sinal emitido pela tag RFID ou adesivo no vidro do carro.

  1. Biometria

A verificação por biometria parte do princípio de reconhecer as características pessoais de um indivíduo e pode ser feita de diversas maneiras: por meio das impressões digitais, comando de voz ou leitura de íris.

  1. Reconhecimento facial

O reconhecimento facial também se enquadra como um modelo de acesso biométrico. Ele permite a rápida identificação do usuário através de uma câmera, cuja a pessoa aproxima o rosto do equipamento e automaticamente o acesso é liberado.

  1. Portaria virtual

A portaria virtual é conhecida como um tipo de controle de acesso em que você é atendido por um porteiro normalmente. No entanto, o diferencial é que muitas vezes, não é possível saber se ele está no condomínio ou à distância. Sem contar que a portaria virtual inclui ainda os sistemas de vídeo vigilância em alta definição, conhecidos por CFTV (Circuito Fechado de Televisão), que permite gravar e acompanhar as imagens instantaneamente.

Descubra a melhor opção!

Conforme mencionei neste artigo, são muitas opções para proteger o seu patrimônio. Os tipos de controle de acesso podem variar de lugar para lugar, entretanto, a minha sugestão é buscar empresas que oferecem sistemas completos, sem que você tenha que se preocupar com a instalação, procedimentos e manutenções.

Na Eccellenza, o serviço de portaria virtual garante a proteção do seu patrimônio 24 horas. Todo o sistema e profissionais que atuam neste serviço são treinados e capacitados para proporcionar tranquilidade em qualquer momento. Se você se interessou pelo assunto, entre em contato com os profissionais. Clique aqui e deixe seu comentário, sugestão e dica!

Carlos Alberto Silva Sobrinho
Consultor de Segurança
Diretor administrativo e operacional

Deixe um comentário