A segurança é um termo que muitas vezes traz pensamentos negativos. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas acreditam que a palavra tem o único significado: o de proteção contra intrusos. Entretanto, é mais do que isso. A segurança também é vista como um conjunto de medidas preventivas focadas na proteção de acidentes, desastres ou invasões.

É difícil de acreditar, mas pequenas e grandes empresas ainda desconhecem os benefícios de um sistema de segurança empresarial e não sabem como instalá-lo. Com todos os problemas noticiados na televisão e na internet, mais e mais pessoas estão começando a pensar em maneiras de manter seus bens seguros.

O conceito de segurança é importante em qualquer negócio, independente do porte da organização. O tema deste artigo é sobre segurança empresarial, termo definido como as providências tomadas para proteger os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa contra danos e perdas físicas, roubos e demais crimes.

Entende-se por ativos tangíveis os bens de propriedade que são concretos, como as pessoas, os imóveis, as máquinas, os estoques – tudo que envolve o capital físico e financeiro. Por sua vez, os intangíveis são aqueles não materiais, como marca, imagem, valores e estratégias. Além disso, a segurança empresarial também age para identificar espionagem, sabotagem e roubo de informações.

Qualquer empreendimento está exposto aos seguintes fatores de risco: incêndios, furtos, assaltos, espionagem, acesso não autorizado em sistemas informatizados, acidentes, sequestros, entre outros. Quando ele escolhe investir em um planejamento seguro, evita prejuízos financeiros e contribui para o bem-estar dos colaboradores e clientes.

Algumas vantagens em investir na segurança empresarial são as seguintes:

  • Redução dos fatores de risco;
  • Fortalecimento da imagem empresarial no mercado;
  • Diminuição dos gastos e aumento dos resultados;
  • Melhoria da gestão da organização;
  • Bem-estar e confiança da equipe.

Para te ajudar no processo de implantação de segurança no seu negócio, separei cinco fatores essenciais para você iniciar o planejamento de uma organização mais segura, com baixo índice de riscos e danos.

  1. Atenção com as áreas de circulação do local

A atenção à segurança das áreas de circulação para prevenir riscos, roubos e danos em qualquer local é extremamente importante. A prevenção inicia com o monitoramento das áreas de acesso e da circulação do local.

Quando essas áreas estão sendo monitoradas, é possível registrar tudo que acontece na fachada, nos fundos do estabelecimento, além das áreas de entrada e saída do estabelecimento. Assim como os empreendimentos, o monitoramento também é válido para condomínios, residenciais

  1. Proteção dos perímetros do local

Seja para condomínios, empreendimentos comerciais ou indústrias, outro ponto importante é a proteção dos perímetros desses locais para saber o que acontece nos arredores e aumentar a proteção contra possíveis ameaças externas. Desde colisões de automóvel até tentativas de invasão: é possível fazer o controle e registrar tudo.

  1. Controle de acesso em ambientes mais restritos

Nesse caso, o controle de acesso é direcionado a condomínios e negócios mais restritos, como em academia, consultório, indústria e fábrica, ou seja, em casos que necessitam de um controle maior sobre quem frequenta aquele ambiente. O controle de acesso pode ser feito tanto relacionado à portaria virtual quanto na parte de um controle de acesso autônomo, como um terminal de reconhecimento facial para gerar registros das pessoas que frequentam o local.

  1. Monitoramento de sistema de alarme

Como complemento da proteção de perímetro e das câmeras, o monitoramento do sistema de alarme possibilita a integração das câmeras ao alarme do cliente. Com isso, se houver algum disparo ou problema no local, equipes responsáveis pelo monitoramento terão acesso em tempo real para controlar a situação.

  1. Manter o parque tecnológico manutenido

Por fim, e não menos importante: mais do que contar com equipamentos tecnológicos instalados nos ambientes, é necessário a realização de manutenções para conferir o pleno funcionamento. Para isso, os sistemas de todo o parque tecnológico devem ser testados com frequência.

Contate uma empresa especializada para o seu negócio!

Uma opção mais rápida e prática é falar com quem é especialista no assunto.

Assim, você não precisa se preocupar com a implantação de novos sistemas e também evita que algo saia errado por falta de conhecimento. A equipe da Eccellenza possui experiência e aptidão para orientar sobre as melhores e mais modernas alternativas que existem no mercado.

Alguns empresários evitam a contratação dos serviços porque têm medo dos custos. Mas, na realidade, custa mais não proteger seu negócio. Para implantar serviços de segurança, não é difícil. Basta ter um planejamento e organizar algumas medidas para que os serviços sejam prestados.

Espero que o artigo tenha te ajudado na segurança do seu negócio. Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a equipe da Eccellenza!

Carlos Alberto Silva Sobrinho
Consultor de Segurança
Diretor administrativo e operacional

Deixe um comentário